UMA LIÇÃO DE VIDA

23/08/2013 15:07

Quando o Coronel aposentado da Policia Militar de Santa Catarina, Valmor Machado, iniciou um trabalho de prevenção às drogas, não imaginava que um dia teria a droga dentro de sua casa. Foi com esta lição de vida que o Coronel ilustrou parte de sua palestra para os garotos das categorias infantil e juvenil do Avaí.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 23, oportunidade em que todos puderam conhecer a vida e o trabalho do palestrante, que alerta para os perigos das drogas lícitas (cigarro, bebidas alcoólicas e alguns remédios), e ilícitas (maconha, cocaína, crack, entre outras).

Vídeos foram apresentados aos atletas e uma interação com a plateia aconteceu, com debates que buscaram a reflexão sobre o tema “Amor, Sexo e Drogas”.

COMO TUDO COMEÇOU

Inconformado com a grande quantidade de jovens e adolescentes morando nas ruas, roubando e usando drogas, Valmor Machado iniciou um trabalho preventivo, acolhendo, – inicialmente no quartel em que comandava a sua tropa, em Itajaí-SC -, dezenas de crianças. No quartel, o rigor da disciplina era o que dava suporte aos jovens recolhidos das ruas. “Minha ação, que na época levantou muitos questionamentos internos, salvou muitos jovens. Hoje são homens formados, enquanto os que não aceitaram o rigor da disciplina, estão presos ou mortos”, declarou.

Mas foi dentro de casa que o Coronel Valmor teve a maior lição de sua vida. Deparou-se com um de seus filhos usando maconha. Sem saber direito como agir, buscou forças e lutou contra as drogas para salvar o filho Valmor Machado Júnior. “Quando tive conhecimento, me senti derrotado e perguntei: Onde foi que eu errei? Foi quando iniciei a luta para salvar meu filho das drogas”, afirmou.

Recuperado das drogas, hoje Valmor Júnior usa de sua experiência para ajudar o Pai nas duas fazendas de recuperação e no projeto social chamado Família Saudável. Este último está localizado no bairro Abraão, área continental de Florianópolis.

Nas duas fazendas e no projeto social, a mensagem é a mesma. É possível evitar que crianças, jovens e adolescentes caiam no mundo das drogas, um mundo que hoje, na maioria dos casos, não tem volta.

“Pouco se faz em questão de prevenção ao uso de drogas. Muito se ouve falar em liberação de milhões de reais para o tratamento, mas o principal, que é a prevenção, não se escuta e nem se vê falar. É preciso mudar isso”, comentou o Coronel.

No final de sua palestra, o Coronel Valmor recebeu das mãos do atleta Patrick um kit com produtos oficiais do Avaí. Muito agradecido, fez um convite para que os jovens visitem e conheçam o Projeto Social Família Saudável.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!